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Serviços // Desenvolvimento de Liderança - Programa Glia

Líder/Gestor de Outros

Gestor com subordinados diretos – Coordenadores/Supervisores

Os gestores de outros fazem o produto ou serviço acontecer. Eles supervisionam o trabalho em cada estágio do processo e são responsáveis pela mão de obra que realmente toca no produto ou fornece o serviço. Dessa forma são responsáveis por colocar os trabalhadores certos para realizar o trabalho certo, da maneira correta, no momento certo, pelo custo correto, com a qualidade certa.
Em torno de 80% a 90% de todos os empregados trabalham para um gestor de outros. Assim, estes exercem maior impacto direto sobre fatores como moral, motivação, atitude, satisfação no trabalho, qualidade, produtividade e retenção de empregados.

Características do Perfil do Líder/Gestor de Outros
Valores Profissionais
  1. Valorizar o trabalho e o método gerencial;
  2. Valorizara obtenção de resultados através dos subordinados e seu respectivo sucesso;
  3. Ver-se agir como um Gestor – autoliderança/gestor de si;
  4. Possuir e demonstrar integridade e congruência comportamental;
  5. Valorizar e desenvolver relacionamentos profissionais.
Conhecimentos e Habilidades Requeridas
  1. Planejamento/Organização (Métodos e ferramentas);
  2. Execução, gestão e aperfeiçoamento de processos/operações;
  3. Indicadores de desempenho (métricas);
  4. Gestão de recursos e custos;
  5. Solução de problemas e análise de informações;
  6. Satisfação do Cliente;
  7. Definição e atribuição de tarefas;
  8. Delegação/monitoramento/acompanhamento/orientação;
  9. Avaliação de desempenho/Comportamento e competências técnicas;
  10. Desenvolvimento de pessoas (Feedback/Treinamento/Coaching);
  11. Comunicação (Ouvir, expressar-se, informar);
  12. Resolução de conflitos;
  13. Engajamento, Motivação e Trabalho em Equipe;
  14. Responsabilidade Social (Segurança e Saúde);
  15. Desenvolvimento de contratos sociais com subordinados diretos, chefes e grupos de apoio;
Prioridades na Aplicações de Tempo
  1. Planejamento (de forma que o trabalho seja concluído a tempo), pontualidade, conteúdo, qualidade e confiabilidade;
  2. Disponibilizar tempo para gestão de pessoas: comunicar-se com os subordinados diretos, gerir o desempenho, desenvolver, formar e manter equipe qualificada.
As estratégias utilizadas para promover o desenvolvimento de Líderes/Gestores de Outros envolve:
  1. Análise das atribuições prioritárias do cargo e da posição hierárquica, e o alinhamento com as mesmas;
  2. Adequação do foco para aplicação do tempo;
  3. Análise dos resultados fornecidos pelo líder; Avaliação de competência e de desempenho 360º; Avaliação de Perfil Cognitivo-comportamental;
  4. Feedback com envolvimento do superior imediato;
  5. Treinamento das habilidades requeridas pelo cargo (gerenciais e liderança) na modalidade presencial e on-line;
  6. Sessões de coaching e mentoring.

 

A metodologia está baseada no modelo 70/20/10 de aprendizado e desenvolvimento, com foco na realidade dos participantes e da empresa, com exercícios e atividades baseadas nos desafios e situações reais e com envolvimento do superior imediato.

Fundo Cinza