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Serviços // Desenvolvimento de Liderança - Programa Glia

Líder/Gestor de Líderes

Gerentes

Nesse nível os gestores devem trabalhar exclusivamente na gestão As principais habilidades que devem ser dominadas durante essa transição incluem selecionar líderes do primeiro nível, atribuir tarefas gerenciais e de liderança a ele, mensurar seu progresso na gestão e orientá-los. Além disso os gestores devem começar a pensar além de suas funções e se voltar a questões estratégicas que sustentam o negócio como um todo. Um dos principais focos do gestor de gestores é capacitar os líderes/gestores de outros. Neste contexto, o trabalho de coaching deve ser realizado, uma vez que eles dependem da instrução dos seus chefes na prática.
O coaching requer tempo – as pessoas precisam passar repetidamente pelo ciclo de instrução – desempenho – feedback antes de as lições serem dominadas.

Características do Perfil do Líder/Gestor de Líderes
Valores Profissionais
  1. Liderança baseada em valores (autenticidade);
  2. Valorizar a construção de relacionamentos;
  3. Desenvolver visão igualitária de todos os setores/áreas;
  4. Valorizar as metas do negócio que transcendem as metas funcionais;
  5. Valorizar o trabalho com pessoas.
Conhecimentos e Habilidades Requeridas
  1. Concepção Organizacional. Métodos e sistema de gestão/Desempenho organizacional;
  2. Planejamento Estratégico, Tático e Operacional;
  3. Análise e solução de problemas;
  4. Alavancagem (gerar mais produção ou resultados com os mesmos, ou menos, recursos);
  5. Alocação e realocação de recursos entre os setores/áreas;
  6. Inovação e melhoria de processos, operações ou práticas em sua própria área ou em outras;
  7. Promover a disciplina operacional, e garantir a execução fazendo a estratégia da empresa se transformar em ações na ponta;
  8. Atribuir tarefas e delegar responsabilidades e autoridade aos subordinados diretos;
  9. Realizar coaching e mentoring com líderes/gestores de primeiro nível;
  10. Avaliar o desempenho e treinar os gestores de primeiro nível, oferecendo feedback pontual e honesto;
  11. Comunicação e estabelecimento do clima organizacional por meio de líderes de outros;
  12. Desenvolver uma equipe forte, com sinergia que cooperam entre si e compartilham informações e ideias;
  13. Construir excelentes relacionamentos em todas as direções.
Prioridade na Aplicação de Tempo
  1. Planejamento organizacional de longo prazo (2 a 3 anos);
  2. Alocação de recursos e promover a execução;
  3. Fornecimento ascendente de insumos organizacionais para estabelecimento de metas estratégicas;
  4. Desenvolvimento de líderes de primeiro nível.
As estratégias utilizadas para promover o desenvolvimento de Líderes/Gestores de Líderes envolve:
  1. Análise das atribuições prioritárias do cargo e da posição hierárquica, e o alinhamento com as mesmas;
  2. Adequação do foco para aplicação do tempo;
  3. Análise dos resultados fornecidos pelo líder; Avaliação de competência e de desempenho 360º; Avaliação de Perfil Cognitivo-comportamental;
  4. Feedback com envolvimento do superior imediato;
  5. Treinamento das habilidades requeridas pelo cargo (gerenciais e liderança) na modalidade presencial e on-line;
  6. Sessões de coaching e mentoring.

 

A metodologia está baseada no modelo 70/20/10 de aprendizado e desenvolvimento, com foco na realidade dos participantes e da empresa, com exercícios e atividades baseadas nos desafios e situações reais e com envolvimento do superior imediato.

Fundo Cinza